GEENG CONSULTORIA

Qual a importância da inspeção em compressores e reservatórios de ar?

Compressores e reservatórios de ar, são equipamentos cruciais para indústrias de diversos segmentos como, petroquímica, alimentícia, metalurgia, papel e celulose, entre tantos outros segmentos, uma vez que participam do processo de geração, tratamento e armazenamento de ar comprimido. Quando o ar é comprimido ele toma forma de energia versátil para alimentar sistemas de máquinas automáticas com atuadores como também linhas de pintura industrial.

Esses equipamentos são nomeados pela NR-13 (Norma Regulamentadora 13), de vasos de pressão e que em sua grande maioria são enquadrados na norma. A NR-13 estabelece e regulamenta diretrizes quanto a operação com segurança do equipamento, prevenindo assim possíveis acidentes e explosões. Sim! Esses equipamentos, se não adotados as diretrizes da norma, podem vir a explodir causando diversos danos aos usuários.

As inspeções periódicas nos vasos de pressão são imprescindíveis, visto que o objetivo da inspeção é avaliar de forma visual ou por meio de técnicas END’s (ensaios não destrutivos), qual a integridade estrutural do equipamento e de seus dispositivos de segurança, como válvula de segurança e manômetro. Um END muito utilizado é o medição de espessura da parede do vaso, com objetivo de encontrar a menor espessura do equipamento no momento da inspeção, uma vez que os vasos de pressão sofrem corrosão internamente ao longo de sua vida útil.

Com a espessura mínima encontrada é calculada a PMTA (pressão máxima de trabalho admissível), e também a vida remanescente que o equipamento tem, garantindo assim a segurança operacional dos compressores ou reservatórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Em que podemos ajudar?