NR-12
NR-12
Contamos com profissionais que possuem experiência em vários segmentos da indústria, facilitando assim a elaboração e aplicações de
soluções para máquinas e equipamentos que
necessitam serem adequados à NR-12. Visando sempre atender os critérios das normas com o melhor custo-benefício para nossos clientes.
Processo de Adequação
Inventário de Máquinas e Equipamentos:
Nesta etapa inicial o objetivo é fazer um levantamento de todos o equipamentos da indústria, para assim criarmos a identificação ou tagueamento das máquinas.
O inventário é de grande importância para a sequência do
processo, uma vez que esta etapa dá a base de organização para as estapas subsequentes.
Apreciação de Riscos:
Depois de concluir a a identificação dos equipamentos, fazemos o levantamentos dos riscos com base em normas vigentes, à essa esta etapa damos o nome de apreciação de riscos.
Aqui é feita uma análise rigorosa de quais riscos os equipamentos oferecem ao operador, e qual a sua criticidade para a operação do equipamento.
Além de avaliar proteções e acessos à zonas de risco, tambèm é feito análise do manuais e procedimentos de operação da máquinas.
Projeto de Sistemas de Segurança:
Essa etapa é responsável por criar as soluções de eliminação ou mitigação dos riscos indicados na apreciação.
O projeto mecânico tem o objetivo de definir, os materiais,
dimensões, elementos de fixação e dispositivos de intertravamento das proteções que irão evitar o acesso à zona de risco. Além disso diagramas pneumáticos e hidráulicos dos sistemas de automação das máquinas.
O projeto életrico por sua vez indica, o diagrama e os componentes de monitoriamento dos sistemas de segurança, além do laudo de aterramento do equipamento.
Validação, Manuais e Procedimentos:
Depois de feito a instalação dos sistemas segurança, é feito a
conferência das providências tomadas, avaliando se foram
suficientes para eliminação dos riscos, ou levantamento dos riscos remanecentes e seu grau de criticidade.
Os manuais devem ser atualizados quanto às modificações nos equipamentos. Quando não existentes devem ser reconstituídos de acordo com normas vigentes.
Como a máquina ou equipamento sofreu modificação, é
necessário realizar treinamento dos operadores para os novos
procedimentos de operação.